Sempre gostei de coisas estaladiças, já em pequena recordo-me que comer petazetas era como ganhar o dia. Ter aquelas pepitas loucas a saltarem-me aleatoriamente dentro da boca, provocava-me uma sensação delirante. Ok, já estou a imaginar-vos a pensar neste momento.
Mas que raio têm as petazetas a ver com granola?!
Bom, na verdade, nada. Mas lembrei-me dessa sensação e quis partilhar. Mas confessem lá, também gostavam!!!
Voltando à granola, para além do sabor, que é absolutamente delicioso, gosto imenso do facto de ser estaladiça, crocante, e cheia de surpresas. Uma vez somos surpreendidos pela amêndoa e o arando e na próxima já podemos ser premiados com uma avelã e sementes de abóbora… E quando temos a sorte de trincar um alperce, docinhoooo, com aquele toque de melaço, aiiii!! Tão bom!
Outra coisa a favor da granola é a sua versatilidade. É quase uma vai com todas! É boa no iogurte, nos batidos de fruta, nas panquecas, na mouse de chocolate, num geladinho, numas tostas com queijo de cabra, por cima de ananás, de morangos, e com banana assada, eu sei lá… Ficava aqui a imaginar e a descrever mil maneiras de comer granola.
E por todos estes motivos, claro que tive de começar a fazer a minha própria granola. Desta forma tenho a certeza que é saudável e ainda tenho a possibilidade de escolher exatamente o sabor que vai conter. Magnifico não é?
Ora então vamos lá a isto!
Os meus ingredientes para ser a melhor do mundo são:
- Aveia
- Sementes de abóbora, linhaça e girassol
- Arandos
- Alperces secos
- Bagas de goji
- Amêndoa com casca
- Avelãs
- Caju
- Mel
- Canela em pó
- Côco ralado
PREPARAÇÃO
Numa frigideira grande colocar primeiro os frutos secos e as sementes a tostar ligeiramente, para as sementes libertarem os seus aromas e as amêndoas, os cajus e as avelãs ficarem mesmo crispy. De seguida juntar a aveia, os arandos, as bagas de goji e os alperces já cortados em pedaços. Por cima, coloco canela e umas boas colheres de mel. Mantenho tudo ao lume enquanto envolvo bem. Esta parte é importante, porque o mel tem de ficar bem misturado. Por isso, demorem um bocadinho até garantirem que o mel fica bem espalhado por todos os ingredientes.
Entretanto já pré aqueci o forno a uns 200 graus.
Depois, num tabuleiro coloco uma folha de papel vegetal e verto o conteúdo que esteve ao lume e espalho bem.
Volto a colocar canela e acrescento o último ingrediente que é o côco ralado.
De seguida coloco no forno durante uns 10 minutos. Passado este tempo retiro sem desligar o forno e mexo tudo para garantir que toda a preparação vai ficar torradinha. Volto a colocar no forno por mais uns 5 minutos agora a uns 170 graus.
Olhem só este aspeto!!!!! E o cheirinhoooo… Nhamy!!!
Depois é só deixar arrefecer para poderem guardar num frasco. Dura bastante tempo num recipiente bem vedado.
…Menos na minha cozinha!
Ahhh boa nham nham vou já experimentar!!!
GostarLiked by 1 person