Louca por sapatos e este Amor-Ódio que tenho
pela nossa querida, reconhecida e apreciada Calçada Portuguesa!
Para quem não sabe ou já não se lembra, a calçada portuguesa é uma herança histórica da cultura e da tecnologia dos romanos, que durante o reinado de D. João II, no século XIV, se implementou em Portugal.
Herança essa que se manteve até aos dias de hoje, ganhando até talvez um maior destaque e reconhecimento, tendo em conta que nasceu em Lisboa, mas está presente em várias cidades do mundo, como Nova Iorque, Rio de Janeiro, Hong Kong, Gibraltar, Macau, entre outras.
Particularmente, posso dizer-vos que tenho um imenso orgulho desta que é afinal de contas a nossa calçada. (estes séculos todos já nos atribuíram este estatuto – de a sentirmos como nossa) Os diversos ornamentos criam padrões interessantes. Também gosto do azul e branco que tanto nos define…
Mas aqueles espacinhos entre uma pedrinha e outra… Sim, aqueles aparentes inocentes espaços, são tudo menos inofensivos. São capazes de uma só vez, aniquilar um salto, se não forem mesmo capazes de proporcionar uma entorse no singelo tornozelo, já para não falar numa possível e catastrófica queda.
Tenho que vos confessar que, o facto de andar há anos em bicos dos pés quando me passeio sobre a calçada, não é pelo devido respeito que tenho à nossa Calçada, mas sim, pelo imenso amor que tenho aos meus sapatos.
<a href=”http://www.bloglovin.com/blog/14953613/?claim=5yq26tb4xjy”>Follow my blog with Bloglovin</a>