O meu “Kefirtiti” já me proporcionou um delicioso pequeno-almoço! – Diário do meu kefir #2

O meu Kefir bebé já dá “frutos”, neste caso, já produz iogurte!

Como vos contei no meu último post, ofereceram-me um kefir bebé, ao qual apelidei de Kefirtiti e ambos estamos muitos felizes e saudáveis.

O kefir trata-se de um ser vivo e como todos os seres vivos é sensível (uns mais que outros) e quando fazemos ou recebemos uma oferenda de kefir, o mesmo tem de ser  transportado e logicamente muda também de ambiente. Sempre que isto acontece, este ser deve ter um período de “estabilização” até começar-mos a usar a sua produção para consumo. Isto porque o kefir enquanto é transportado e acomodado pode ser contaminado, ou ficar doente, ou ter uma depressão, e em quaisquer dos casos, obviamente, não vai produzir um bom produto. E eu não quero consumir um mau produto, que até possa eventualmente fazer-me mal, ao invés de ser saudável e muito benéfico para a minha saúde e bem estar. Por estas razões, tive o cuidado de descartar as primeiras 5 produções. Até porque o kefir faz auto-limpeza e neste período de estabilização/ adaptação ele faz a sua própria depuração e eu gosto dele mesmo é asseado.

Ao fim deste tempo, percebi que a cor, o cheiro, a textura, enfim, toda a sua produção estava de facto um mimo, logo, a sua adaptação foi 100% e então toca de provar.

Fiz este delicioso pequeno-almoço que vos vou mostrar passo a passo.


Uma vez que o meu kefir é ainda muito pequeno, como sabem, não consigo ainda ter produção diária suficiente para me saciar, mas há sempre formas de revolver este problema; acrescentam-se coisas, e foi o que fiz!

Neste caso acrescentei uma colher de queijo quark (para quem não sabe é um queijo batido, muito parecido (em sabor) ao iogurte grego natural) que por acaso, para mim, tem um sabor muito semelhante ao do kefir, com aquele toque ligeiramente ácido. Por isso, achei que ia ligar lindamente e achei muito bem. Mais um ponto para mim!

Kefir de cacau e especiarias com sementes de chia, flocos de aveia, fruta e crumble de sementes e amêndoas

INGREDIENTES:
_Base

  • kefir
  • Uma colher de quark ou iogurte natural (só usei por ainda não ter produção suficiente de kefir, tal como expliquei há pouco)
  • Uma colher de sopa de cacau (quanto mais puro e biológico, melhor)
  • Uma colher de chá de canela
  • Uma colher de chá de Garam Masala
  • Uma colher de sopa de sementes de chia
  • meia chávena de mistura de flocos de aveia com coisas boas que faço no processador (flocos de aveia grossos, tâmaras sem caroço, chocolate 99% cacau, e especiarias)

_Topping

  • Fruta fresca ou congelada, eu usei mirtilos e framboesas congeladas
  • Sementes de abóbora, sésamo pretas e castanhas, cânhamo e de girassol
  • Amêndoas
  • Uma colher de chá de mel de qualidade, eu usei de urze.

Como preparar:
Comecei por retirar o “iogurte” do kefir. Como podem verificar na imagem  que se segue.

Depois acrescentei a tal colher de quark, para obter uma base suficiente para me saciar. Eu gosto de comer e de manhã tenho muita fome, à tarde também e à noite não é diferente… Mas cada um sabe o que precisa para se sentir bem.

img_1251


De seguida o cacau, a canela e a garan masala e envolvi tudo muito bem. Depois a chia e a aveia e deixo hidratar durante algum tempo. Entretanto vou tomando banho, vestindo-me, escolhendo os acessórios do dia, vejo-me umas quantas vezes ao espelho, passo cremes, escolho a indumentária par o ginásio e preparo a mochila do treino e coisas… Vocês façam o quiserem. É preciso é dar tempo ao preparado para ele ficar no ponto – ou seja, perfeito!


São 07H30 da manhã e ainda vos faço um videozinho, só para perceberem a textura da coisa.


Entretanto já vestida e perfumada, coloco numa mini frigideira ao lume as sementes para tostarem ligeiramente antes de acrescentar a colher de mel.

img_1263-1


E depois vem a melhor parte (antes da super melhor parte – que é comer isto tudooooooo) DECORAR!

e finalizar com o crumble.

img_1265

E agora sim, a melhor (das melhores) parte – sentar-me no meu cadeirão branco da sala que gira e contemplar o dia lá fora, enquanto como e me deleito com este super-mega-fantástico-nutritivo-e-delicioso pequeno almoço! Ahhhh é uma ótima fonte de vitamina B12 também.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s