Uma tarde no cultivo de framboesas e ervas aromáticas 

Continuo de férias na costa vicentina, em Portugal. Tive a sorte de conhecer a Margarida, (de quem me tornei amiga) que para além de ser a gerente do hotel Vicentina no centro de Aljezur, desenvolve projetos de produção de ervas aromáticas e de framboesas. 

Achei maravilhoso quando me questionou se estaria interessada em visitar as produções. Logo eu, que adoro ervas aromáticas e faço uso delas quase todos os dias e sempre que posso e tenho framboesas, faço pequenos almoços lindos e deliciosos. É um fruto bonito, rico e para além do seu sabor incrível, torna qualquer prato especial. 

Obviamente que não hesitei um segundo e de sorriso rasgado disse: 

Claroooooooo que sim, obrigada. Vamos a isso, vou adorar! 

E fomos. A Margarida tem produção de tomilho, hortelã, hortelã pimenta e lucia-lima. 

Neste momento, a lucia lima está na fase da apanha, o tomilho ainda está a crescer, as hortelãs (ambas) estão boas e recomendam-se. As ervas quando colhidas são entregues à cooperativa de Serpa. 

Seguimos para a produção das framboesas. Nunca tinha visto tantas framboesas juntas. 

A produção é enorme, com vários lotes. Como é um fruto sensível e a sua durabilidade curta nos dias de colheita, a pesagem/ seleção e embaçamento é feito no próprio dia e entregue no centro de recolha de Odemira para serem exportadas. 

As framboesas são criteriosamente escolhidas para passarem à parte da pesagem, seguido de embalamento. Cada embalagem tem 125 gramas de framboesas.  Somente as que têm o tamanho e a cor certa são aproveitadas. Não podem estar nem muito brancas (verdes) nem muito maduras. Assim, (infelizmente) há um imenso desperdício. O que é uma pena, mas como eu não gosto de desperdiçar nada, levei algumas comigo. 

E não consegui ficar muito tempo a contemplá-las… Tive logo que dar uso a estas fantásticas framboesas que levei comigo. 

Fiz umas papas de aveia com framboesas. 

E fiz iogurte com figos (que fui apanhar) kiwi, framboesas, amêndoas e topping de sementes de linhaça dourada e de sésamo pretas, que para além do aspeto, ficou absolutamente divinal. 

Ainda tenho muitas amoras no frigorífico. Gin, granizados e doces, ainda serão feitos. Este pequeno fruto, faz grandes feitos e a mim deixa-me sempre feliz! 

Ficou a promessa de poder ir buscar mais para levar comigo para Lisboa assim que terminarem as férias. 

Obrigada, Margarida! 

Deixe um comentário