Crocante, intenso e viciante – Podiam ser pipocas… Mas não são!

Primeiro que tudo só quero relembrar-vos de uma coisa extraordinária que nunca é demais salientar… Estou a escassas horas de ir de fériiiiiiiiaaaaaaaaaaaasssssssss!!

Os meus dias por norma já são bastante intensos, mas estes dias pré-férias são mesmo violentos. Primeiro porque o meu psicológico começa a querer entrar em modo de férias e então o meu cérebro começa a espalhar aquele boato por todo o meu ser:

Estás de rastos, estás mesmo a precisar de férias!

E quer queira, quer não, começo mesmo a sentir-me de rastos e incapaz de pensar noutra coisa senão nas fériaaaassssss… Nunca gostei de boatos, são como ervas daninhas!! Não servem para nada, mas contaminam tudo. Em segundo, há que ter em conta e nunca desprezar a grande tarefa da logística em se preparar umas férias! (Não fosse eu a mulher das logísticas. Se tenho logística para a alimentação, para as compras, para os treinos, para o trabalho, projetos, para tratar da casa, para cuidar das plantas, para cuidar de mim, etc… não haveria de ter para as férias?!)

E para terminar e não menos importante, talvez até o mais stressante, garantir que fica tudo “certinho – direitinho”, feito, organizado e preparado no trabalho, em casa, ou seja, por cá… eu vou, mas aquilo que foi durante meses a fio a minha vida, fica. Como prezo e respeito muito todas estas coisas, há que assegurar que tudo o que fica, fica, mas que fica tudo muito bem. E só assim, poderei ir descansada mergulhar de cabeça nas minhas férias!

Por todas estas razões, que não são poucas e muito menos ordinárias, sim, tenho tido pouco tempo para me dedicar a deixar-vos posts espetaculares, como é habitual! Ahahahahahahahaha

…Mas não ia de forma alguma sem vos deixar aqui um miminho, isso é que não, até porque a minha logística não mo permitia!

E para que não restem dúvidas que é mesmo um mimo; um miminho daqueles que toda a gente gosta (ou quase toda), preparei um maravilhoso acompanhamento que ainda por cima, se adapta em imensas situações, nomeadamente, como aperitivo, ou como petisco, em saladas, como acompanhamento, em pizzas, em acepipes, em húmus, enfim… muito versátil e escandalosamente delicioso!

Grão de bico, estaladiço, repleto de aromas mesmoooo spicy, com uma cor fantástica e absolutamente viciante.


INGREDIENTES:

  • grão de bico seco (por demolhar)
  • azeite
  • 1 colher de sopa de noz moscada
  • 1/2 colher de sopa de pimenta caiena
  • 1 colher de sopa de açafrão
  • 2 colheres de sopa de cominhos
  • 1 colher de sopa de coentros moídos
  • uma pitada de tominho
  • uma pitada de oregãos
  • uma pitada de flor-de-sal

s

PREPARAÇÃO:

Comecei por demolhar de manhã cedo o grão de bico. O objetivo é ficar gordinho e inchadinho (basicamente é como ficar com uma brutal retenção de líquidos) até ao final da tarde e pronto a ser cozido. Passadas as 8 horas de molho, lavei-o bem e coloquei-o numa panela com água fria e deixei cozer por uns 30 a 40 minutos. (E qual panela de pressão, qual quê… Lá em casa para “pressão” já me basta a minha pessoa… Foi numa panela dita “normal”… Sendo que, não sei, nem quero saber o que é “normal”, senão nunca mais ia de férias… e isso é que NÃO!!!!).

Tique-taque – tique-taque.

Cozeu. Está no ponto, então, há que escorrer a água e deixar arrefecer o grão.

Eis que chega a parte mais divertidaaaaaa! Descasquei um a um. Sim, foi uma meia-hora bem passada. Entre mim e “eles”. Não custa nada, é só apertar ligeiramente o grão e a casca salta, (mas convém que seja mesmo ligeiramente, ninguém quer grão esborrachado, isso fica para outras andanças…) no entanto, uma vez que estamos a falar de várias bolinhas pequenas é só uma questão de quantidade vs carinho; numa lógica de: quanto mais quantidade de grão têm para descascar, mais carinho vão precisar…

No fim, ficam com um monte imenso de cascas, que até hoje, não me lembrei (ainda) de nada para que possam ser realmente úteis, logo, deitam fora. Mas pensem, tiveram só a descascar o grão – um-a-um, mas no fim, parece que tiveram a comer tremoços… (não sei se isto vos ajuda em alguma coisa, mas no caso de ajudar, já estou a rejubilar só de imaginar que contribui) Agora, só lamento com a pressa toda me ter esquecido de fotografar o monte absurdo de cascas… Que ainda por cima foram para o lixo!

Não desanimem. Não custa assim tanto, até é divertido e vale mesmo a pena! Se saltarem a parte da casca, depois não venham reclamar que não ficou estaladiço, mega crocante e com o aspeto divinal, assim, como o meu! Coloquem uma musica gira, daquelas que gostem de cantar alto e imitar as vozes, abanem bem as ancas e esse rabo, enquanto descascam, dançam, cantam e se divertem. Quando derem por isso, já têm o vosso grão todo descascadinho e até vão achar que foi mesmo um momento burlesco!

 

A partir de agora é tãoooo fácil, tão rápido, que basta só mais um shake-shake de bunda e isto vai direitinho para o forno e compensa tudo!

Pré aqueçam o forno a uns 230/240 graus.

Pequem num saco de plástico e coloquem lá o grão cozido, descascado e inteiro. Depois é só atirar lá para dentro os temperos. Que são eles: azeite – 1 colher de sopa de noz moscada – 1/2 colher de sopa de pimenta caiena – 1 colher de sopa de açafrão – 2 colheres de sopa de cominhos – 1 colher de sopa de coentros moídos – uma pitada de tominho – uma pitada de oregãos – uma pitada de flor-de-sal. Fecham o saco e abanam muito bem, até garantir que todos os grãos estão envolvidos no mix e muito bem temperados.

Num tabuleiro coloquem uma folha de papel vegetal a cobrir por completo a base do mesmo. Despejem todo o conteúdo do saco por cima ado papel vegetal. E forno com ele!

Deixem tostar entre a 35 a 45 minutos no forno. Convém mexer uma a duas vezes os grãos ou abanar o tabuleiro, só para garantir que os grãos fiquem todos tostados homogeneamente.

Quando retirarem do forno, deixem só arrefecer ligeiramente antes de desatarem a trincar isto tudo!!!

img_4665

Se sobrar (que eu acho difícil…) podem guardar no frigorífico.

Agora, vão lá fazer o vosso grão crocante e super exótico e deliciem-se com esta maravilhaaaaaaa!!! Já eu, tenho de ir fazer a(s) mala(s) não tarda!!! 😀

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s