Hoje, trago-vos uma maneira de preparar lentilhas que lhes atribui um toque divinal e refrescante. Há imensas formas de cozinhar e recriar sabores com as lentilhas, mas esta receita é uma das minhas preferidas, pelo menos nas estações mais quentes, exatamente por o leite de coco juntamente com o sumo da lima, conferir um toque fresco ao prato, o que para mim é maravilhoso.
As lentilhas são um tipo de leguminosa bastante saudável, fácil de adquirir e rápido de preparar. Gosto bastante e são sempre uma solução de acompanhamento fantástico. Saciam imenso e como gosto de muita variedade num prato, lentilhas são sempre uma boa opção para conjugar com outros alimentos e obtendo assim diversos pratos, (combinações de sabores) diversas cores e muitos nutrientes, proteínas e minerais.
As lentilhas também têm a particularidade de aguentarem (bem) alguns dias no frigorífico depois de confecionadas, logo, também é uma excelente opção para quem tem pouco tempo para cozinhar, mas gosta de comer bem e saudável e acima de tudo, para quem leva marmitas para o emprego (almoço) e tem de ter sempre comida que resulte bem depois de preparada, tanto para aquecer posteriormente ou até para comer fria. No caso específico das lentilhas podem comer das duas maneiras, quentes ou mesmo frias. No verão frias, sabem e ficam muito bem.
INGREDIENTES:
- lentilhas (eu usei das castanhas, mas há verdes, vermelhas, laranja, pretas, amarelas… e não são corantes! São mesmo espécies diferentes)
- uma cebola roxa
- uma lima
- leite de coco (eu usei de lata, mas podem usar orgânico)
- pimentas de cor moídas
- cominhos
- açafrão
- coentros moídos
- 1 dente de alho grande
- bagas de goji
- azeite
- um apitada de sal
PREPARAÇÃO:
Comecei por 8 a 10 horas antes colocar as lentilhas de molho. Depois lavei-as bem e coloquei-as a cozer num tacho.
Cubro as lentilhas com água e deixo cozer durante uns 12 minutos. Cada espécie tem a sua cozedura. Tendo em conta que depois de cozidas, ainda as volto a cozinhar, prefiro coze-las (lentilhas) pouco a correr, a correr o risco de ficar posteriormente com um puré de lentilhas ao invés delas inteiras. Eu pelo menos prefiro. Eu gosto de trincar as lentilhas e senti-las inteiras, mas se ficar puré, não é preciso desanimar, até porque o sabor vai lá estar na mesma e nada como assumir que propositadamente fizeram um Hummus de lentilha e como está na moda até fazem boa figura!
Depois de cozidas escorro o excedente de água e passo-as por água fria para quebrar a cozedura. E depois de escorridas, aproveito para as temperar com as especiarias. Uma colher de chá de cominhos, outra de açafrão e outra de coentros, a pitada de sal e as pimentas já moídas. Num outro tacho ou caçarola, coloco num fio de azeite generoso, (mas só generoso, nada de excessos) a cebola já picada e deixo alourar ligeiramente. Só até soltar aquele cheirinho maravilhoso.
Assim, que a cebola ganha uma ligeira cor, acrescento as lentilhas, o sumo de uma lima e pico o alho também e adiciono.
Deixo cozinhar uns minutos. (poucos, talvez entre uns 3 a 5 minutos)
Então adiciono o leite de coco, mexo bem para envolver tudo e deixo cozinhar mais uns minutos até ferver. Depois baixo o lume e deixo cozinhar mais outros minutos, mas agora com o lume muito baixinho. Retifico de sal, pimenta ou de especiarias se necessário. (logo, provei, claro!! Sigo-me muito pelo cheiro, mas não resisto a provar…)
Quando estiver quase pronto, deito as bagas de goji. E volto a mexer com cuidado para não amassar as lentilhas.
Por fim é só servir e comerrrrrr!!!
O suco de lima liga muito bem com o sabor do leite de coco. E as bagas de goji também acabam por conferir um ligeiro adocicado, mas que fica bastante interessante nesta combinação, porque temos o fresco, com o cítrico e o doce do leite e das bagas… É muitoooo bom!!
Eu não resisti e antes de levar para a mesa, já tinha roubado duas colheres bem cheias!!! Até queimei a língua.
Mas foi bem, feita!!
É o que estão a pensar, não é verdade?