Sim, já sabem, e é mesmo verdade, não são só as evidências… Eu A-DO-RO os meus pequenos-almoços! E agora parece que não sou a única… O que suscita em mim uma emoçãozinhaaaa (gigante)… Confesso!
Iniciar o dia a fazer coisas que me dão prazer oferece-me um despertar maravilhoso.
Pode parecer um paradoxo, mas levantar-me bastante cedo (quase duas horas antes de sair de casa, sendo que saio às 8h) de forma a ter tempo para fazer as diversas tarefas matinais em pleno, tais como, preparar, fotografar, ter aquele ponto de total entrega com os alimentos, onde deixo fluir a imaginação no tato e na composição dos pratos, tudo em perfeito estado de consciência, a viver e sentir o momento, “aquele momento – O Presente” e depois já num estado desperto mas simultaneamente leve e relaxado, aproveito o ensejo de mindfulness e degustação total do meu pequeno-almoço; contagia-me todo o meu dia com uma energia superior e muito mais poderosa, a ter dormido mais uma hora.
Imagino que para alguns isto possa parecer estranho e dúbio, para mim há um ano atrás também seria…
Agora vamos lá desmistificar isto.
INGREDIENTES:
- uma rodela grossa de ananás
- uma mão cheia de folhas de manjericão
- iogurte natural (eu usei grego, mas podem usar orgânico também, ou outro da V. preferência)
- sementes de chia
- uma colher de chá de spirulina
- 1 figo
- granola
- coco ralado
- alperces secos
- framboesas
- sementes de sésamo pretas
PREPARAÇÃO:
Colocar o ananás já cortado aos pedaços, as folhas de manjericão lavadas, as sementes de chia, o iogurte natural e a spirulina num processador e ligar o botão até ficar mais ou menos com este aspeto.
Verde! Sim, verde. Linda cor e com um rico sabor!
Depois colocar o que processou numa tigela/prato/recipiente e decorar. Ao centro com o figo cortado ao meio (eu cortei em 4 pedaços, mas como sou uma lambona e não resisti, comi logo duas metades e sobraram-me estas para decorar…) De seguida, acondicionei o coco ralado à volta da tigela e de seguida as framboesas. Cortei os alperces e acrescentei-os. E por fim, uma colher de sopa de granola por cima e um toque simpático mas modesto de sementes de sésamo pretas a finalizar.
E que bonito ficou!! Gosto mesmo desta decoração que me faz lembrar o Natal. As cores, as texturas, até as framboesas parecem ter neve. Ficou tãoooooo giro que foi impossível não degustar este prato sempre acompanhada de um gigante e genuíno sorriso estampado no meu semblante.
Não é mesmo irresistível?! Já estão com vontade de saltar para o ecrã e devorar isto também, de certeza!!!
A propósito de “ter vontade de saltar para o ecrã”, recordou-me um livro que li e que gostei imenso, Rose Madder de Stephen King…
Para quem leu, já se deu o clique desta associação que acabei de fazer, certamente, para quem não leu, fica a dica. Se gostarem de um bom thriller e também de uma boa dose de universo fantástico e surreal, esta é sem dúvida uma obra a considerar.
E não se esqueçam de se deleitarem com coisas que vos dá realmente prazer!