Dar sangue é mais que ser solidário. Dar sangue é salvar vidas.
A saúde é um bem inestimável para todos os seres e é fundamental preservar, prevenir e cuidar.
Infelizmente qualquer um de nós, em qualquer momento, lugar e posição pode necessitar de ajuda. Um familiar, um amigo e até nós próprios, podemos num abrir e fechar de olhos ver-mo-nos numa situação delicada e difícil. Este simples, mas tão poderoso gesto, como doar sangue, pode salvar vidas. Pode salvar a tua vida! Pode salvar a vida da pessoa que mais amas. E tu podes salvar a vida de uma pessoa que outro alguém, (tal como tu) também ama muito. Pensa nisto:
Podes salvar V-I-D-A-S
A tua participação pode fazer a diferença!
Não deixes para depois… Não adies para amanhã, porque amanhã, já pode ser tarde para alguém. Alguém como tu, como os teus filhos, como os teus pais, como os teus avós, como os teus amigos, alguém como o teu grande amor.
Dá sangue e enriquece todas as vidas!
A BLOOMSHE vai dar sangue, se quiserem associar-se a esta causa entrem em contacto comigo.
COMO POSSO SER DADOR?
Regista-te como potencial dador de sangue/ medula óssea. Em http://dador.pt/ ou http://darsangue.pt/ e http://www.apcl.pt/
Feita a arecolha de sangue, passa a integrar a Base Nacional de Dadores
DAR SANGUE
- Em pessoas saudáveis dar sangue não prejudica a saúde.
- Não transmite doenças, não causa habituação, não enfraquece ou engorda.
- Exceptuando nas profissões de maior risco (pilotos. mergulhadores, trabalhos em altura) pode trabalhar depois de dar sangue.
- O processo de dádiva é rápido, no entanto se a afluência nesse dia for muita, poderá ter que esperar algum tempo.
- Antes da dádiva terá que preencher um pequeno questionário e de seguida fará uma consulta médica. Poderá ainda ter que realizar algumas análises prévias à decisão médica.
- Não deve dar sangue em jejum, pelo que deverá tomar uma refeição ligeira sem gorduras.
O QUE SE FAZ AO SANGUE?
O sangue dado pelos dadores está na forma de sangue total. Após a sua doação, o sangue para além de analisado é separado nos seus principais componentes: Concentrado eritrocitário (a parte vermelha), Plasma (a parte amarela) e plaquetas (as células da coagulação). Cada componente tem indicações terapêuticas específicas. O sangue na forma de concentrado eritrocitário só é inutilizado se apresentar algum problema depois de processado.
No Hospital Vila Franca de Xira, o Plasma é congelado e fica de quarentena até que o dador realize novas análises numa nova dádiva.
QUEM PODE DAR SANGUE?
- Pessoas com hábitos de vida saudáveis dos 18 aos 65 anos.
- Peso mínimo de 50 kg.
- Sem história de transfusões após 1980.
- Sem história de transplantes de tecidos ou órgãos.
- Não tenha efetuado tatuagens e/ou piercings há menos de 4 meses.
- Não tenha efetuado exames endoscópicos há menos de 4 meses.
- Os homens podem dar sangue de 3 em 3 meses e as mulheres de 4 em 4 meses. Outras situações que impedem a dádiva de sangue serão avaliadas na consulta médica.
Salve uma vida – Dê Sangue!
TODAS AS INFORMAÇÕES AQUI: