Toda a gente precisa de cor na vida! As cores são representações de sentimentos, estados de espírito, são energias e associamos muitas vezes a cada cor um determinado significado. É impossivel não reagirmos a elas. Mesmo inconscientemente elas transmitem-nos sensações e interagem com a nossa mente. Neste caso estamos a apelar ao sentido da visão, mas o mesmo acontece com todos os outros sentidos. Na comida podemos reunir quase todos. Pelo menos os 5 mais conhecidos. A visão, pelas cores, aspeto e apresentação, o paladar pelo sabor, o olfato pelo cheiro dos temperos e dos próprios alimentos, o tacto porque os trincamos, mastigamos e temos contacto direto com eles e não vou deixar de parte a audição porque há sempre os alimentos mais crocantes, os estaladiços, os sumarentos, que acabam por reproduzir sons. E com mais ou menos etiqueta, não conseguimos evitá-los! Incrível não é? Talvez por isso gostamos e precisamos tanto de comer, não é só para crescermos e sobrevivermos. É porque também nos dá prazer, muito prazer, tanto que, às vezes nem conseguimos controlar a gula que se apodera de nós.
Eu sou muito sensorial. Acho que somos todos. Uns mais sensíveis ou atentos a um determinado sentido, outros mais propensos a outros, mas sem eles (os sentidos) não existia a conectividade entre o mundo físico e a nossa psique.
E há coisa mais fascinante que a nossa mente? Aquela malandreca e misteriosa que tantas vezes nos prega partidas e não pára de nos surpreender.
E foi com base nesta reflexão que ontem preparei um jantar e convidei os 5 sentidos a sentarem-se à mesa comigo. 5 convidados de honra! E como gosto de receber e servir bem, nada como uma salada repleta de cor, com vários aromas, texturas, carregada de nutrientes, vitaminas, proteínas e tudo o que nos faz bem e felizes!
Para começar, nada como temperar uns belos, frescos e gorduxos peitos de frango. Oh para eles tão contentes e adornados.
Grelha com eles!
Simultaneamente, coloco a quinoa a cozer (esteve a demolhar desde manhã).
Outro processo que me entretém bastante na cozinha é picar, cortar e organizar legumes. Não é equiparável a uma aula de yoga, mas olhem que relaxa bastante!
Outras presenças habitualmente frequentes nestas “festas” são as sementinhas e frutos secos. Aqui já na frigideira a apanhar um ligeiro calor para libertarem os seus óleos e aromas.
E já está tudo a postos para a montagem final!!
Agora é só temperar com azeite, limão, vinagre balsâmico e um fio de mel. Mexer tudo muito bem e servir!
E cá estamos todos reunidos!
Ingredientes utilizados:
- Peito de frango (temperado com açafrão, pimentas moídas, alho picado, nós moscada e sumo de limão)
- Beringela
- Pimento vermelho e pimento verde
- Cogumelos
- Quinoa
- Sementes (utilizei de girassol, abóbora, linhaça e de sésamo pretas)
- Caju
- Alface
- Couve roxa
Nota: eu não utilizo sal, mas cada um sabe de si…
Mais um prato espetacular 🙂 🙂 🙂
GostarLiked by 1 person
😄
GostarGostar